De uns anos para cá o mundo das finanças está passando por transformações intensas, e o Brasil está em posição de destaque no assunto com a implementação do Open Finance.
Ok. Mas O Que é Open Finance?
O termo, que em português significa “Finanças Abertas”, nada mais é que um sistema que permite que instituições financeiras diferentes, se forem autorizadas, troquem informações de maneira segura.
Essa movimentação é regulamentada pelo Banco Central do Brasil, e é parte de uma grande iniciativa, conhecida como Open Banking, que visa a criação de um ecossistema financeiro todo interconectado,
Assim, esse sistema permite que, se o usuário consentir, seus dados pessoais como possam ser compartilhados pelas instituições financeiras entre elas mesmas.
E Como as Contas Digitais Podem se Beneficiar do Open Finance?
As contas oferecidas pelas fintechs e pelos bancos digitais, na verdade, são as que mais se beneficiam na integração com o Open Finance.
Isso porque justamente o que esse sistema proporciona é um atendimento cada vez mais personalizado ao público, e como essas instituições já costumam ter uma experiência e gestão bem especializada, esse programa pode melhorar ainda mais essa qualidade.
Como exemplo, essas contas podem utilizar desse serviço para personalizar seus nichos, oferecendo uma linda de crédito mais adequada ao perfil de consumo e histórico financeiro do cliente, somente olhando esses dados fornecidos pelo Open Finance.
Assim, o usuário consegue ter uma experiência mais melhor ao utilizar as contas digitais.
Então Quais São as Vantagens do Open Finance para o Usuário de Contas Digitais?
Primeiro é importante considerar que essa integração não diminui a autonomia dos usuários em relação aos seus dados. Muito pelo contrário, inclusive, porque aumenta essa propriedade, uma vez que o cliente precisa autorizar esse compartilhamento de informações.
Além disso, as taxas de juros e outras tarifas podem reduzir bastante a partir do acesso à esses dados, porque as contas digitais vão adaptar esses valores ao perfil do usuário.
Ainda, essa interação entre bancos e contas faz com que, se o usuário decidir trocar de instituição financeira, esse processo seja muito mais fácil de concluir, podendo ser benéfico ao cliente.
E Os Desafios que essa Integração Provoca? Quais São?
Esses desafios podem atingir tanto os usuários quanto os próprios bancos.
A segurança dos dados é um dos principais focos, porque mesmo que o sistema possua criptografia avançada e regulamentação rígida, as próprias contas precisam de padrões altos de segurança para conseguir proteger as informações dos seus usuários.
Ainda nesse sentido, fazer com que os usuários acreditem na segurança dessa tecnologia e autorizem a utilização dos dados pode ser outro desafio importante a ser considerado pelas contas digitais e fintechs.
E por fim, tendo em vista a quantidade de contas digitais e fintechs no Brasil, fazer um sistema realmente unificado pode ser uma tarefa bem mais complicada do que se imagina!
O Cenário Atual e as Perspectivas Futuras do Open Finance e Contas Digitais no Brasil:
Apesar dos avanços desse sistema no Brasil serem muito significativos, ele ainda está em fase de adaptação e implementação.
Mas, é muito importante observar que a interligação proporcionada pelo Open Finance vem impulsionando muito o crescimento, tanto das fintechs quanto dos bancos digitais, porque faz com que instituições recém criadas consigam acessar informações de clientes antigos de bancos tradicionais por exemplo.
Assim, essas fintechs consegue competir com maior igualdade no mercado.
Além disso, é possível esperar que os apps e plataformas de gestão das contas digitais sejam cada vez mais personalizados a partir desse sistema, proporcionando uma experiência muito mais fluida ao usuário, assim como mais segurança e confiança.
Por fim, esse programa influencia na linha de crédito dos usuários, porque permite que bons pagadores, a partir do compartilhamento do histórico de crédito, consigam crédito de forma muito mais fácil e com juros mais baixos em todos os bancos que estiverem com esse sistema implantado, por exemplo.
Então, conseguimos ver o quanto o Open Finance está mexendo com o cenário financeiro do Brasil atualmente, e o quanto tende seguir transformando esse setor.
Esse sistema proporciona aos usuários controle e autonomia sobre os seus dados, bem como consegue resultados incríveis nas plataformas, conseguindo apresentar uma face personalizada ao cliente.
Mas, é importante que os bancos estejam cada vez mais preparados e invistam muito em programas de segurança para proteger as informações de seus usuários, bem como em convencer que eles estão devidamente protegidos, para conseguir a autorização do compartilhamento de dados.
Portanto, com o avanço do Open Finance, nós, brasileiros, podemos esperar do mercado financeiro, cada vez mais ofertas de serviços personalizados e com facilitadores advindos desse compartilhamento de dados.
É literalmente o início de uma nova era, com gestões facilitadas, maior segurança e um mercado mais inclusivo.
Todas as informações presentes neste e em outros artigos Appoca podem passar por mudanças. Verifique atualizações com as instituições e empresas citadas.
REFERÊNCIAS:
https://openfinancebrasil.org.br
Leia mais sobre contas digitais em: https://appoca.com/category/conta-digital/